Curiosidades: 60 anos do estádio da A. A. Ponte Preta – "O Majestoso"

Em 12 de setembro de 1948, os pontepretanos comemoravam a inauguração do Estádio Moisés Lucarelli, que, por sua imponência na época, passou a ser chamado de Majestoso.

Não é à toa que a torcida da Macaca tem um xodó especial pelo local onde manda os seus jogos. Foi das mãos e doações de apaixonados pelo clube que o sonho foi concretizado.

A história do Majestoso começou em 1944, quando os amigos José Cantúsio, Moisés Lucarelli e Olímpio Dias Porto reuniram dinheiro para comprar o terreno.

Na época, a dificuldade de conseguir máquinas para terraplanagem era muito grande e foi necessário conversar com o interventor, em São Paulo, para ele enviar um telegrama ao presidente da época, Getúlio Vargas, que o atendeu prontamente.

Foram dois anos de trabalho até começar a assentar os primeiros tijolos. “Aí sim, começou a campanha do tijolo”, contou o historiador do clube, José Moraes dos Santos Neto.

Um veículo passava pela Barão de Jaguará para recolher a doação do material e, aos finais de semana, os próprios torcedores e diretores do clube trabalhavam na construção. “Houve uma missa no dia 7 de Setembro de 1948 e a inauguração foi em uma partida contra o XV de Piracicaba”, disse Neto.

Na ocasião, as duas arquibancadas laterais e boa parte da fachada estavam pronta. “Só faltava os fundos. O estádio ficou pronto mesmo já inaugurado em 1950”, disse o historiador.

O apelido de Majestoso foi pela grandiosidade da construção para a época. “Só perdia para o Pacaembu, em São Paulo, e para o estádio do Vasco, o São Januário.”

A construção era uma prioridade, já que a Ponte havia perdido o seu estádio, na década de 30. Sem conseguir pagar as dívidas com a construtora responsável pela obra, entregou o imóvel, que era localizado na Avenida Júlio de Mesquita. “Nesta época, a Ponte usava o Mogiana e o Jockey Clube”, ressaltou Neto.

Abaixo fotos da campanha de arrecadação de tijolos.

Anúncios

1 Comentário »

  1. Deus da Macaca Said:

    AA Ponte Preta: Seu estádio Majestoso, seu nome sua glória.


{ RSS feed for comments on this post} · { TrackBack URI }

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: