Curiosidades: Praça 9 de Julho – Chafariz Preservado

Um belo exemplo de preservação do patrimônio histórico.

A 15 de julho de 2002 fez-se a inauguração da recuperação da Praça 9 de Julho e chafariz centenário em frente à Estação Cultura, numa parceria Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) e Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC). A Praça 9 de Julho fica localizada entre as ruas Saldanha Marinho e Ferreira Penteado.

Rememorando; Campinas passava por um momento difícil de sua história: a epidemia de febre amarela. Neste contexto, o Chafariz da Praça 9 de Julho foi muito bem recebido pela população, que estava ansiosa por ações contra a doença.

O Chafariz foi construído em 1889, durante a primeira epidemia de febre amarela em Campinas. O objetivo era proporcionar um abastecimento de água confiável para a população campineira. Na época, imaginava-se que a doença era transmitida pela água.

A Companhia Paulista de Estradas de Ferro trazia, por meio de vagões-tanque, a água de uma fonte situada entre a estação da Rocinha e Vinhedo. A água era colocada em um reservatório, para depois ser levada para o abastecimento do chafariz.

Os chafarizes, nascentes e bicas marcaram a vida urbana da cidade de Campinas entre o fim do século XIX até a primeira metade do século XX. A Praça 9 de Julho foi construída em 1892, quando levava o nome de 23 de novembro – data da posse do segundo presidente da República, Floriano Peixoto. Em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932, a praça mudou o nome para Nove de Julho.

A foto abaixo é da década de 1940.

As fotos abaixo são de 03 de novembro de 2007.

Anúncios

2 Comentários »

  1. Anonymous Said:

    sim sim adorei so que eu queria respostas sobre pq fazer um chafaris em nossa cidade???

  2. Caro(a) anônimo(a), Antes de ser ter a canalização como se tem hoje os chafarizes eram usados para diversas coisas; tais levar água para a população em geral; que usava água no seu dia-a-dia. E assim suprir a falta de água diretamente nas casas. Viu como era difícil antigamente. Imagina você nesta época?


{ RSS feed for comments on this post} · { TrackBack URI }

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: